terça-feira, 15 de junho de 2010

Após cinco edições disputadas em países desenvolvidos, sendo: Alemanha, Japão, Coreia do Sul, França, Estados Unidos e Itália. A Copa do Mundo desembarca pela primeira vez em um continente africano. Serão dez estádios em nove cidades, sendo cinco construídos para o Mundial e cinco passaram por reformas. Conheça cada um deles, suas características e sua história.

Peter Mokaba: localizado na cidade de Polowane, construído em 2010 e com capacidade para 42.264 pessoas. As colunas que sustentam o estádio fazem referência ao baobá, árvore das savanas africanas. O nome homenageia Peter Mokaba, um dos líderes mais importantes do movimento contra o apartheid.

Durban: localizado na cidade de Durban, com capacidade para 69.957 pessoas, construído em 2009. O estádio foi construído no mesmo local onde ficava o King's Park Stadium, demolido em 2006. Tem uma arquitetura moderna, com um grande arco sobre o teto, que faz referência a bandeira da África do Sul. Mesmo sendo uma arena com anfiteatro e outras possibilidades de utilização, o receio é que o Durban Stadium se torne um elefante branco após a Copa.
Nelson Mandela Bay: localizado na cidade de Port Elizabeth, com capacidade para 46.082 pessoas e construído em 2009. O estádio, que leva o nome do maior líder da história do país, Nelson Mandela. Localizado ao lado do lago North End.

Loftus Versfeld: localiza-se na cidade de Pertória, constrído em 1906 e com capacidade para 49.365 pessoas. Quando foi construído acomodava somente 2.000 pessoas e é a casa do clube mais popular da África do Sul, o Kaizer Chiefs.

Royal Bafokeng: Localizado na cidade de Rustemburgo, com capacidade para 44.530 e construído em 1999. Em meio ao luxo do Sun City (um mistode cassino, resort e parque temático conhecido como a ''Las Vegas africana'') e a reservas naturais, está o Royal Bafokeng Stadium. Único da da Copa com pista de atletism. É a casa do Platinum Stars, time de futebol local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário