terça-feira, 8 de junho de 2010

Jabulani a Bola da Copa

Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, que significa “para comemorar” um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa de 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.
As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no Estádio do Pacaembu.

Os criadores da bola se encarregaram de fazer com que ela mantenha uma igualdade entre goleiros e atacantes. Isso porque, nos torneios anteriores, muitos defensores reclamavam que a bola desviava muito durante seu vôo após um chute. A Adidas assegurou ter desenvolvido um sistema que "proporcionará um vôo excepcionalmente estável e aderência perfeita em todas as condições".

2 comentários:

  1. Adorei vôces ter feito uma postagem falando sobre a bola, pois muitas pessoas não sabem o significado da bola e suas diversas cores.
    Beatriz Zacarias.

    ResponderExcluir
  2. adorei. muito importante voces terem explicado o que é a "jabulani" "para comemorar".
    beijos andressa bitencourt

    ResponderExcluir